top of page

Como combater a exaustão mental?



Você se sente mentalmente exausto depois de completar todo o seu trabalho e obrigações pessoais todos os dias? Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente já faz muito tempo desde que você realmente fez uma pausa e se afastou de tudo. Sabemos que é importante se concentrar nas obrigações de trabalho, mas se isso está levando você aos extremos do esgotamento mental, é hora de parar.


O que é exaustão mental?


A exaustão mental é uma sensação de cansaço extremo caracterizada por outros sentimentos, incluindo apatia e irritabilidade.


Se você experimentou recentemente estresse crônico, acha difícil se concentrar em tarefas ou não está interessado em atividades que normalmente gosta, pode estar mentalmente exausto.

Cada tarefa é mais um fardo e, como resultado, a vida pessoal e profissional do indivíduo é afetada.


Esse estresse é desencadeado por vários motivos, como sobrecarga de trabalho, insatisfação no trabalho, gravidez, dor de perder um ente querido, problemas financeiros e doenças de longo prazo.


6 dicas para evitar a exaustão mental


A exaustão mental crônica pode levar ao esgotamento e, em casos mais graves, pode causar doenças físicas, como derrames ou ataques cardíacos.


Por isso, preparamos uma lista com dicas valiosas para que você possa combater a exaustão mental e adaptar esses hábitos à sua rotina. Confira!


1. Não meça suas vitórias em função do resultado, e sim do seu esforço


Uma das principais causas do esgotamento mental é a demanda excessiva. A maioria de nós somos instruídos a contar vitórias por resultado. Isso significa que não importa o que você consiga, não importa o quanto você tente, se você não atingir as grandes metas que você espera, você se sentirá um fracasso.


Agora, nem tudo é ruim. Quando você acertar, começará a medir seu progresso. Apenas tome cuidado para não fazer isso todas as vezes e todas as tarefas. Aproveite a oportunidade para se recompensar por cada progresso ou vitória que o aproxime do seu objetivo.


2. Adicione paixão e diminua responsabilidades


Outra maneira de combater o esgotamento mental é abrir mão de muitas obrigações. Ao perseguir um único objetivo na vida, deve ser gradual e não se tornar um fardo pesado. Isso se aplica a qualquer coisa, desde cuidar de crianças até um emprego ou uma nova empresa.


A paixão, por outro lado, é mais poderosa do que qualquer outra energia. Encontre coisas que você gosta de fazer e incorpore-as em sua vida diária. Talvez você seja forçado a trabalhar das 9h às 18h fazendo algo particularmente pouco atraente, mas ajuda a pagar as contas. Nesse caso, adote um hobby que você realmente goste.


Faça disso algo que mude sua vida e aos poucos você se sentirá mais prazeroso no seu dia a dia.


3. Crie uma relação com a natureza


Sinceramente, como é a sua relação com a natureza? Mesmo que você seja alguém que se preocupa com o meio ambiente, você sai do escritório para caminhar em um parque, por exemplo?


Talvez você não pense que tem as habilidades para fazer isso. Isso não quer dizer que você deva fazer caminhadas de horas ou arriscar escalar montanhas todos os dias.


Isso significa sair por cerca de 15 minutos por dia. Qualquer coisa que você queira fazer, como caminhar ou correr, jardinagem ou alimentar pássaros em um parque perto de sua casa, vale a pena. Se você tem um cachorro, desenvolva esse hábito diário para combater efetivamente o esgotamento mental.


4. Coma quantidade adequadas de proteína


O cérebro é um dos órgãos com maior gasto energético. Comer calorias prejudiciais ou excesso de açúcar só fará você se sentir mais cansado.


Em vez disso, tente comer alimentos tão naturais quanto possível. O ideal é comer alimentos integrais sem açúcar ou alimentos com pouco açúcar, como frutas.


Também é importante reduzir a quantidade de sal que você normalmente come e eliminar gradualmente os alimentos não saudáveis.


5. Elimine açúcares processados e álcool


Você pode evitar o açúcar por um dia? Que tal dois? Se você conseguir parar de beber por uma semana, verá a fadiga mental desaparecer rapidamente. Além disso, estará mais alerta e, depois de duas semanas, terá mais energia e menos gordura.


O primeiro passo é ler todos os rótulos dos alimentos e bebidas que você consome regularmente.

Quando você come alimentos aparentemente inofensivos, com certeza ficará surpreso com a quantidade de açúcar processado que consome.


Novamente, é necessário eliminar todo o álcool possível. Embora pequenas quantidades de vinho tinto, cerveja e outras bebidas tragam benefícios à saúde, é melhor evitá-los quando estiver cansado.


6. Tenha uma boa rotina de sono


Na verdade, as pessoas bem-sucedidas têm hábitos de sono muito rígidos. Eles raramente dormem demais ou dormem mais do que deveriam.


Como você está nesse sentido? Tanto crianças quanto adultos precisam de uma rotina de sono bem definida. Isso permite que o cérebro saiba quando é hora de fazer uma pausa.


Isso não significa que você nunca vai se cansar, pois depende das atividades diárias e de outros fatores.


No início, pode levar algum tempo para se ajustar à sua nova rotina de sono. Mas com uma boa xícara de chá antes de dormir e um pouco de paciência, você vai se acostumar rapidamente.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page