top of page

Gestão de tempo: 5 dicas para aumentar sua produtividade

Atualizado: 31 de jan.


trabalho produtivo

É impossível falar sobre produtividade sem mencionar a gestão de tempo. Afinal, elas caminham juntas. 


Todo mundo quer ser capaz de organizar tarefas e compromissos sem abrir mão de momentos de lazer, não é mesmo?


São muitas responsabilidades para equilibrar no dia a dia e nem sempre conseguimos dar conta de tudo. Por isso, a gestão de tempo é tão necessária, visto que pode contribuir para a produtividade e melhorar a sua rotina.


Se você quer conferir dicas de gestão de tempo para melhorar a sua produtividade, continue lendo este artigo!


  • O que é gestão de tempo?

  • Afinal, o que significa ser produtivo?

  • 5 dicas para aumentar sua produtividade.

O que é gestão de tempo?


A gestão de tempo está diretamente relacionada ao processo de organização de tarefas e compromissos de modo a garantir um melhor aproveitamento do dia e das atividades a serem realizadas. 


Portanto, a gestão de tempo e a produtividade estão alinhadas à capacidade de organizar e executar tarefas a partir da definição de prioridades. Em outras palavras, isso significa quais são os compromissos que devem ser priorizados naquele dia ou na semana. Afinal, quem prioriza tudo acaba não fazendo nada. 


Além disso, uma boa gestão de tempo também engloba o autoconhecimento. Isso porque nem sempre conseguimos ser produtivos, e entender quais são os nossos períodos de maior produtividade é fundamental para evitar frustrações. 


Afinal, o que significa ser produtivo?


A produtividade está atrelada tanto à quantidade quanto à qualidade de tarefas realizadas dentro de um período de tempo, além de recursos e tecnologias implementados durante a execução das atividades. 


Ou seja, para ser uma pessoa produtiva, é necessário fazer uma boa gestão do tempo a fim de otimizar a realização de tarefas e entregar o melhor e em um tempo menor. 


Lembrando que a produtividade de nada tem a ver com trabalhar 15 horas por dia, por exemplo, mas sim entregar suas tarefas no tempo que você se propôs a fazer. Na verdade, estar sempre ocupado não significa ser produtivo. 


Isso na verdade pode significar que você tem dificuldade para se planejar, organizar e priorizar suas tarefas e, por isso, acaba ficando sobrecarregado. A sobrecarga, por sua vez, pode afetar a qualidade das suas entregas e interferir nos seus resultados. 


5 dias para aumentar sua produtividade


Você percebeu ao decorrer deste artigo que para ser mais produtivo é imprescindível fazer uma boa gestão do tempo, certo? 


Antes de conferir as dicas para aumentar sua produtividade, é importante ter consciência do seu autoconhecimento. De nada adianta você se organizar se não consegue reconhecer suas limitações, pontos fortes e como organizar sua rotina para produzir mais e melhor. 


Mas não adianta buscar técnicas e ferramentas se você:


  • Não conhece suas limitações para distribuir melhor suas tarefas;

  • Não tem clareza sobre seus objetivos;

  • Não definiu qual é a sua prioridade (carreira, família, viagens, etc).


Então, antes de implementar essas dicas na sua rotina, é fundamental que faça um exercício de autoconhecimento e entenda o que deve ser priorizado.  A seguir, confira algumas maneiras de fazer uma boa gestão de tempo e aumentar sua produtividade:


1. Planeje sua rotina 


O primeiro passo para uma boa gestão de tempo é o planejamento. Neste ponto, você pode se organizar da seguinte forma: planejamentos diários, mensais ou até mesmo anuais. 


Quanto mais você organizar o que precisa realizar, melhores serão os resultados, além de encontrar bem-estar. 


Esse exercício é muito simples: imagine começar a semana sem saber o que precisa ser feito na segunda-feira, terça e assim por diante? Além de abrir espaço para procrastinação, é um gatilho de frustração. 


Sem levar em consideração que você pode colocar como prioridade tarefas que tinham um prazo maior e perdendo o deadline de outras urgentes. 


O planejamento, portanto, fará com que você use seu tempo de forma inteligente e otimize as atividades do dia a dia. 


2. Estabeleça objetivos e metas com prazos reais 


Na hora de planejar suas tarefas, também é importante estabelecer objetivos e metas reais. 

Vamos supor que naquela semana você precisa entregar um planejamento estratégico. Para entregar a tarefa, você precisa estabelecer metas reais. Exemplo:


  • Segunda-feira: elaboração da pesquisa de mercado e análise de concorrentes;

  • Terça-feira: posicionamento e tom de voz;

  • Quarta-feira: próximos passos e ações;

  • E assim por diante. 


É claro que as coisas só vão funcionar se forem levadas a sério. Então estabeleça metas para cada tarefa e seus respectivos prazos. 


3. Evite distrações


Por mais que tentemos evitá-las, as distrações estão em todos os lugares. Celular, família, animais de estimação e as redes sociais notificando conteúdos novos a todo momento… 


Evitar possíveis distrações é fundamental para fazer uma boa gestão de tempo e melhorar a produtividade. 


Uma ótima alternativa é deixar o celular no modo avião ou até mesmo em outro cômodo para que você consiga realizar suas tarefas. A ideia aqui é sugerir alguns momentos de ‘’recompensas’’, nos quais você pode parar por 10 minutos após a execução de uma tarefa para checar as redes sociais, por exemplo. 


4. Saiba falar ‘’não’’


Muitas pessoas não conseguem falar ‘’não’’ e, por isso, acabam aceitando uma quantidade de projetos que não são capazes de entregar. Ou, pelo contrário, ficam sobrecarregadas para dar conta de tudo. 


Para ter dias mais produtivos, é importante reconhecer quais são seus limites e o que pode ou não afetar a gestão do seu tempo. Priorize as tarefas importantes e aprenda a delegar. 


5. Delegue tarefas


Falando em delegar tarefas, reservamos um tópico só para isso. Sempre que possível, distribua suas responsabilidades com pessoas da sua confiança para aliviar sua agenda. 


Nem sempre você será a melhor pessoa para executar determinada atividade. Então busque especialistas e pessoas componentes que possam fazer entregas melhores e em um menor espaço de tempo. 


Bom, agora que você já sabe como a gestão de tempo é importante para aumentar sua produtividade, chegou a hora de colocar nossas dicas em prática. 


Gostou do nosso conteúdo? Veja o blog da Lapidando Mentes para conferir mais artigos!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page