MMS - Lapidando Mentes

22 de out de 20203 min

Veja 4 alimentos que turbinam o cérebro e melhoram a memória

Que alimentos saudáveis contribuem - e muito! - com o nosso desempenho físico e promovem uma sensação de bem-estar não é uma novidade, certo? Mas e se dissermos que eles ainda turbinam o cérebro e melhoram a memória, você acreditaria?

Pois bem, estudos comprovam que os alimentos saudáveis têm uma afinidade especial com a massa cinzenta mais importante do nosso corpo. Eles, em geral, auxiliam na concentração, aumentam a capacidade de aprendizado e estimulam o desenvolvimento do cérebro.

Além disso, manter uma alimentação balanceada contribui com a prevenção de uma série de doenças e condições, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. E falando sobre o cérebro, ele também precisa de nutrientes para funcionar como os demais órgãos do nosso corpo.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 alimentos que melhoram a memória e ajudam a turbinar o cérebro. Neste post, você verá que nunca foi tão fácil cuidar da sua mente e, ao mesmo tempo, regrar a sua alimentação. Continue lendo e confira!

1. Vegetais verdes

Espinafre, brócolis e companhia são alimentos fundamentais para quem busca melhorar a memória. Por serem vegetais de coloração verde-escura, concentram um conjunto de substâncias parceiras do sistema nervoso. Por isso, são essenciais no cardápio diário.

Mas entre os vegetais verdes, vale ressaltar que o espinafre se destaca. Ele contém uma grande quantidade de luteína, que faz parte de uma categoria de pigmentos muito popular: os carotenóides. Esse elemento auxilia - e muito! - na saúde mental.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, os consumidores de luteína exibem memória e raciocínio muito mais afinados do que quem não consome. Vale a pena incluir o alimento no cardápio!

2. Abacate

Engana-se quem pensa que o abacate é um alimento que reflete apenas inúmeras e inúmeras calorias. Apesar de ter essa característica, a polpa cremosa é um concentrado de substância que, entre diversas situações, blindam o cérebro.

Segundo o nutrólogo e cientistas de alimentos Edson Credidio, o fruto é rico em vitaminas B6, B12, C e E, além de selênio, luteína, colina e outros elementos fundamentais para os neurônios.Vale mencionar que os componentes denunciam seu alto teor e gordura que, por sua vez, é das boas.
 

Além disso, de acordo com um estudo americano, a gordura presente no abacate possui uma ligação direta com uma área do cérebro que exerce papel essencial na concentração e, por consequência, no aprendizado.

3. Suco de uva

Chegou a hora de encher o seu copo de suco de uva e festejar os polifenóis! Os componentes são os responsáveis pela fama da bebida. Um estudo realizado com 35 idosos, em Porto Alegre, comprovou que o consumo diário de 400 ml melhora a função cognitiva.

Os polifenóis, por sua vez, penetram a barreira hematoencefálica, que protege o cérebro, e inibem danos relacionados ao excesso de radicais livres.

E como se já não fosse o suficiente, eles promovem o aumento dos níveis de BDNF, proteína que estimula novas conexões entre as redes de neurônios, bem como a renovação dessas células.

4. Azeite de oliva

Nem só na pizza ele faz sucesso! O azeite de oliva é composto por oleocantal, elemento que reduz o risco de Alzheimer, segundo evidências.

Além disso, ele concentra uma quantidade enorme de gordura monoinsaturada e uma porção de antioxidantes. Por isso, é caracterizado como o ‘’defensor da memória’’.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Temple, nos Estados Unidos, o legítimo óleo de azeitona impede a proliferação de placas beta-amiloides.

Essas estruturas estão relacionadas à destruição de neurônios e à paralisação da comunicação entre elas (as sinapses), desencadeando a doença que provoca o esquecimento.

E aí, você consome diariamente alguns destes alimentos? Quais? Comente aqui embaixo e não esqueça de compartilhar com os amigos!

    20
    0