top of page

5 dicas para aprender coisas novas


Em todas as matérias de bem-estar e saúde mental, os especialistas insistem em dizer que não parar de aprender coisas novas é uma das melhores estratégias para manter a mente jovem por mais tempo.


"Da mesma maneira que os exercícios físicos desafiam o corpo, o aprendizado desafia constantemente a mente", explica Paulo Camiz, geriatra e professor da USP (Universidade de São Paulo).


Esse treino cria novas conexões entre os neurônios, além de fortalecer as já existentes. Isso é importante não só na terceira idade, quando costuma haver um declínio cognitivo, como também para melhorar habilidades que precisamos em toda a vida, como memória, concentração e raciocínio.


Pode parecer difícil e até um luxo encontrar tempo para aprender qualquer coisa na rotina, mas não é.


Aproveite o momento em que você está no transporte público, por exemplo, para fazer uma atividade que desafie o cérebro e você sinta prazer em realizar, pois, quando há alguma conexão emocional com o tema, o conhecimento será melhor fixado”, aconselha Fábio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.


O fato é que nós não deveríamos parar de aprender e de adquirir novas habilidades nunca, porque essa é a única maneira de se conhecer realmente e desafiar suas próprias limitações.


Levando isso em consideração, preparamos X dicas para você aprender coisas novas e sair do padrão. Confira!


Comece a ler


A maneira mais fácil de se manter atualizado com a tecnologia e com o mundo. Comece a seguir blogs que te interessam mais.


Leia artigos, comentários, interaja com outros usuários. Você precisa tornar a leitura um hábito diário. Ela não te mantém apenas atualizado, mas também melhora as funções cognitivas do seu cérebro e a sua memória, fazendo com que você se lembre com mais facilidade do que estiver aprendendo.


Caso você não conheça, existem alguns softwares que podem ajudar a melhorar suas habilidades cerebrais.


Invista seu tempo em música


Aprender a tocar um instrumento não é tão prático assim, mas seus benefícios merecem destaque. “A música é uma integração entre as áreas de processamento auditivo, motor e até linguagem, é uma das coisas que mais estimula globalmente o cérebro”, explica Porto.


E não há idade para começar e colher essas benesses. Pesquisadores da Universidade de Barcelona colocaram um grupo de 13 idosos para aprender a ler música e tocar piano. Depois de quatro meses de treino diários, o time viu sua reserva cognitiva aumentar.


Faça cursos e veja tutoriais online


Há centenas de sites que fornecem uma grande fonte de tutoriais para aprender uma habilidade específica.


Se você é um programador, pode ser útil aprender algo sobre design de websites. Navegue em websites como o TutsPlus que possui uma vasta rede de tutoriais que te ensinarão a fazer várias coisas detalhadamente.


Faça parte de um grupo


Às vezes, websites, vídeos e artigos não conseguem te ajudar tanto quanto um amigo ou um mentor. Se você já possui alguém que pode te ajudar a aprender algo, convença-os a te ensinar coisas novas. Você também sempre pode aprender com o erro das outras pessoas, para que você não os cometa novamente.


Cozinhe


Se você nunca foi bom de cozinha ou sabe apenas preparar o básico, que tal aprender novos pratos? Seguir o passo a passo da receita ajuda na concentração, reduz o estresse e melhora o desempenho do cérebro.


Uma coisa é certa, independente da atividade, aprender coisas novas é sempre bom. Identifique o que te deixa mais feliz e não perca tempo.


E qual é a importância de aprender?


A importância de aprender sobre coisas novas e de renovar os conhecimentos já adquiridos se faz presente em qualquer carreira. O profissional precisa estar sempre atualizado e atento às mudanças que norteiam o seu ramo de trabalho.


Nesse contexto, engana-se quem pensa que os estudos devem ser encerrados quando você termina um ciclo, seja ele o ensino médio, um curso técnico ou a faculdade. Para manter-se no mercado é necessária a constante atualização, ainda mais para quem almeja cargos de chefia ou crescer na carreira.


Veja alguns dos motivos que provam a importância de se aprender:


Exercita o cérebro


Assim como qualquer outro músculo do corpo humano, para ficar em forma, o cérebro precisa ser exercitado o tempo todo. E a melhor maneira de fazer isso é estudando e sempre aprendendo coisas novas, estimulando você mesmo a pensar e a refletir sobre novos conhecimentos.


Promove a produtividade


O aprendizado constante faz com que você mantenha-se conectado e, com isso, obtenha maior produtividade, tendo em vista que aprenderá novas teorias, tendências e formas de pensar o mundo e as coisas ao seu redor.


Além disso, a tecnologia, por exemplo, muda a todo instante: caso você seja estimulado, estará sempre por dentro de novas atualizações.


Previne doenças


Quando você é uma pessoa ociosa, há os riscos de desenvolver ansiedade, ficar desestimulado com a carreira e, até mesmo, entrar em um quadro de depressão. Já quando você aprende constantemente, as chances de isso acontecer serão bem reduzidas.


Outra doença que você previne ao estimular seus conhecimentos é o Mal de Alzheimer, que terão os efeitos reduzidos quando a memória for exercitada continuamente.


Como desenvolver habilidades para aprender coisas novas?


  • Estabeleça uma meta;

  • Peça feedbacks às pessoas mais próximas de você;

  • Utilize técnicas mais eficientes e melhore o seu aprendizado;

  • Concentre-se em uma habilidade de cada vez;

  • Durma bem.


E aí, pronto para aprender coisas novas? Não deixe de contar aqui nos comentários o que você faz para aprender algo novo todos os dias.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page