top of page
  • LM

5 dicas para organizar melhor seu tempo



Tem compromissos de trabalho, novos estudos e afazeres acumulados no seu dia a dia? A prática simultânea de diferentes tarefas é comum na sociedade moderna, mas exige um equilíbrio. Uma ótima maneira de evitar se sentir sobrecarregado é investir na gestão do tempo.


Esse tipo de planejamento é essencial para lidar com todas as atividades que você considera importantes. Isso varia desde cursos simples até processos necessários para a prática profissional. Afinal, o espaço de lazer ainda precisa ser garantido.


Por isso, preparamos este post. A partir de agora, vamos apresentar 5 passos que podem ser úteis na organização do seu tempo. Então, se você quer melhorar o modo como enfrenta cada responsabilidade, continue lendo!


Qual a importância da gestão de tempo?


Refletindo sobre a importância da gestão do tempo, Peter Drucker, professor, autor e consultor de gestão conhecido como o pai da gestão moderna, disse:


"O tempo é o recurso mais escasso e nada mais pode ser administrado a menos que seja administrado"1.


Essa ideia mostra como o tempo pode escorregar pela ponta dos dedos e nos impedir de agir de forma eficaz se não soubermos usá-lo de forma planejada.


Quando trazemos essa realidade para uma organização onde o uso do tempo é fundamental, podemos entender o motivo pelo qual o uso estratégico da gestão do tempo é tão importante. Sem ele, seria impossível cumprir prazos ou atingir metas.


Como fazer uma boa gestão de tempo?


Fazer uma boa gestão de tempo é mais fácil do que parece. A seguir, veja 5 dicas para otimizar sua rotina e torná-la mais equilibrada!


1. Agende suas tarefas diárias


Não há nada mais chato do que ter que pensar em todas as coisas que precisam ser feitas logo após acordar. Essa atenção total tira toda a energia e foco que poderia ser gasto desfrutando de um delicioso café da manhã e, consequentemente, fazendo com que você comece o dia bem.


Na verdade, é difícil ser produtivo quando sua mente está correndo. Por isso, vale a pena agendar todos os seus compromissos no dia anterior, ou, caso tenha uma rotina padronizada, anote as atividades regulares e esporádicas – atividades que acontecem ao longo de uma semana ou mais.


Um bom ponto de partida é desenvolver um cronograma detalhado em forma de planilha física ou digital para documentar tarefas e prazos que devem ser cumpridos. Olhe para esses materiais todos os dias e você não terá que pensar no futuro. Basta conferir e começar a sujar as mãos!


2. Cumpra uma obrigação por vez


Essa é uma das habilidades de gerenciamento de tempo mais importantes hoje, pois muitas pessoas estão acostumadas a fazer milhares de coisas em um curto período de tempo. Às vezes é impossível sair desse ritmo, mas é importante lembrar que fazer atividades ao mesmo tempo tende a degradar o desempenho de cada atividade.


Portanto, se você deseja otimizar sua rotina e obter melhores resultados ao longo do caminho, tente dedicar tempo a cada tarefa. Deixe que os cronogramas sejam seus aliados para categorizar suas obrigações por data de vencimento, complexidade ou nível de importância.


Por exemplo, de manhã, nossos cérebros e corpos descansam mais e fornecem mais energia. Então pode ser uma boa ideia aproveitar o momento para resolver questões importantes e prioritárias, dando continuidade nessa ordem até chegar aos compromissos menos relevantes.


3. Faça pausas recorrentes


O descanso desempenha um papel de destaque em um dia a dia agitado e, portanto, merece atenção. Para começar, crie o hábito de sempre ir para a cama no mesmo horário para que você possa acordar no mesmo horário todos os dias.


Os intervalos entre uma atividade e outra também são importantes porque permitem que a mente e o corpo descansem para que você ganhe novos estímulos e continue as tarefas com motivação. Tanto quem estuda (presencial ou remotamente) quanto quem trabalha (no ambiente corporativo ou em casa) deve fazer pausas.


4. Mantenha o ambiente organizado


A poluição visual pode distraí-lo da tarefa, especialmente se você for uma daquelas pessoas que valoriza muito a estética de um espaço. Mesmo que você não preste muita atenção às aparências, saiba que a desordem pode fazer com que você gaste mais tempo encontrando o que precisa.


Portanto, uma ótima maneira de melhorar o desempenho e a produtividade das tarefas é manter o ambiente limpo e organizado.


5. Diminua as fontes de distração


Escolher a configuração certa já é uma ótima maneira de evitar a procrastinação. Por exemplo, quem precisa conciliar estágio e trabalho ou rotina familiar e estudo deve fazê-lo em um local tranquilo, não muito perturbado por ruídos externos ou comportamento de terceiros.


O problema é quando os recursos ao nosso redor fazem o papel de distrair e atrasar a entrega das tarefas. Por exemplo, podemos citar telefones celulares e computadores pessoais. Se você usa esses dispositivos, tente limitar os tipos de conteúdo ou recursos que você usa todos os dias.


Redes sociais, vários softwares e aplicativos de mensagens geram notificações o tempo todo. Portanto, mantenha todos no modo silencioso, ou saia de suas contas. Isso facilita a manutenção de um processo de produção contínuo.


Agora que você já sabe a importância da gestão de tempo, não deixe de aplicar as dicas mencionadas acima e compartilhe com os amigos!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page