top of page

6 dicas para ser mais produtivo


Nós sabemos que hábitos são ações que fazemos de maneira repetidas vezes, quase inconscientemente, como maneira do nosso cérebro poupar tempo e energia no dia a dia.


Sendo assim, as pessoas conseguem ter um melhor desempenho na tomada de decisões mais importantes.


Alguns de nossos hábitos podem ser muito bons, como beber água pela manhã, por exemplo. Já outros, podem não ser tão bons, como o de ficar rolando o feed do instagram.


O fato é que atualmente muito se fala sobre mudança de hábitos e sobre adotar práticas saudáveis, já que é comum que em sua maioria, práticas não saudáveis deixam de ser uma exceção e tornam-se rotina.


A consultora de organização e produtividade disse que o tempo não é intangível, concreto e mensurável, e que você pode comparar a organização do tempo a organizar um armário. Há quantidade limitada de espaço que muitas vezes é lotada de coisas.


E se você tem dificuldades em se sentir mais produtivo, fique tranquilo, pois você não é o único! E pensando nisso, preparamos este conteúdo para te dar 6 dicas de como se tornar mais produtivo. Vamos lá?


Aplique a regra 80/20


Também conhecida como Lei de Pareto, a regra 80/20 foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto em 1906.


Ele diz que 80% dos resultados que alcançamos são consequência de apenas 20% dos esforços empregados.


Ou seja, é uma regra universal que diz que os menores investimentos geralmente rendem os maiores resultados.


Por isso, antes de te dar mais dicas de como ser mais produtivo, aplique essa regra no seu dia a dia. Analise sua rotina e identifique quais tarefas do seu dia podem render maiores resultados e foque nelas.


Dicas de como ser mais produtivo


Para os especialistas, a finalidade das pessoas não devia ser realizar tudo o que está na lista. O ideal é que seja feito o mínimo de tarefas para criar o maior impacto em relação às metas estabelecidas.


Na verdade, a maioria tem uma ideia errada do que é eficiência. Laura Stack, palestrante sobre produtividade e fundadora e CEO da Leadership USA (especializada em formação para líderes) disse: “A produtividade não é sobre quantas coisas você fez na sua lista ou quantas horas trabalhou”.


Veja dicas de como ser mais produtivo no seu dia a dia:


Faça a categorização das suas responsabilidades


Especialistas dizem que organizar responsabilidades fazendo com que você tenha uma fácil visualização e monitoramento pode te tornar mais produtivo.


Laura Vanderkam, autora de Off the Clock: Feel Less Busy While Getting More Done, considera que você pode ampliar suas categorias.


“Pense na próxima semana e faça uma pequena lista de prioridades de três categorias: carreira, relacionamentos, pessoais. Essa lista em categorias pode te ajudar a lembrar de colocar algo em todas as três ”, explica ela.


Não acumule pequenas tarefas


Marcar uma consulta, ligar para um amigo ou colocar as roupas na máquina de lavar são exemplos de atividades do dia a dia que podem parecer menos importantes, mas não são.


Acumular pequenas tarefas pode gerar níveis de preocupação ou estresse no decorrer do dia, e por isso é essencial realizá-las o quanto antes para desfrutar da satisfação de riscá-las da lista de pendências.


Faça pausas regulares


É isso mesmo que você leu. Muitas pessoas acreditam que para ser mais produtivo, é necessário fazer uma tarefa atrás da outra, mas não é.


Se você parar para observar, após 2 horas em uma tarefa, por exemplo, você já começa a perder o foco com mais frequência e isso pode impactar diretamente na sua produtividade.


As pausas restauram a energia física e com isso, aumenta a produtividade. Atualmente, existem diversas maneiras de controlar essas pautas.


Por exemplo, você pode colocar um timer de 60 minutos e quando esse timer acabar, ele dispara um efeito sonoro e você saberá que está na hora de fazer uma pausa de 5 minutos.


Outras técnicas, como a de pomodoro, pode te ajudar a estabelecer pausas regulares durante uma tarefa ou outra, para que você consiga se sentir mais produtivo.


Planeje o seu dia com antecedência


Nosso cérebro usa os hábitos para poupar energia. Por isso, para evitar a prática automática de antigos ou péssimos hábitos, o ideal é que você anote todo o planejamento do seu dia seguinte antes de dormir.


Escolha o que vestir, o que comer no café da manhã, no almoço e no jantar, a que horas vai se dedicar a determinadas atividades e a quando vai deitar para dormir. Com isso, se tornará muito mais fácil as suas escolhas e atitudes estejam alinhadas aos seus propósitos.


Adote bons hábitos alimentares


A influência e importância da alimentação na alta performance física e mental já não é novidade.


Por isso, é importante que você foque em uma alimentação equilibrada, com alimentos naturais e que sejam capazes de oferecer todos os nutrientes, vitaminas, gorduras boas, proteínas e sais minerais que nosso corpo necessita para manter o bom funcionamento.


Cuide da saúde do seu corpo


Para ser mais produtivo, você não pode esquecer de cuidar também do seu corpo. Evite dormir pouco, pois seu corpo precisa descansar.


E uma dica muito importante que já falamos aqui no blog também, é tomar cuidado com a procrastinação, principalmente quando se trata de assuntos relacionados à sua saúde.


E aí, o que você faz para se sentir mais produtivo? Conta aqui nos comentários e compartilhe esse conteúdo com seu amigo que precisa de ajuda para gerenciar o tempo.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page