top of page
  • LM

Como as redes sociais podem afetar a saúde mental?



Não é de hoje que o uso excessivo das redes sociais têm impactado a saúde mental das pessoas.


Todos os dias, somos bombardeados por conteúdos do Instagram, Facebook, TikTok… Vivemos imersos em tantas informações que podem ser gatilhos para transtornos como ansiedade, depressão, burnout e comparação.


Com as novas tecnologias e o mundo hiperconectado, é claro que se isolar da realidade não é uma opção. No entanto, é fundamental encontrar equilíbrio de modo a evitar efeitos extremos à sua saúde mental.


Mas a pergunta que fica é: como utilizar as redes sociais de forma saudável? Qual a importância de refletir sobre essa pauta? Como o uso excessivo impacta a saúde mental?


Neste artigo, você vai conferir os seguintes tópicos:

  • Como as redes sociais impactam a saúde mental?

  • Sinais de que as redes sociais estão atrapalhando sua rotina;

  • 5 dicas para usar as redes sociais de forma saudável.

Como as redes sociais impactam a saúde mental?


Não podemos deixar de destacar os benefícios das redes sociais. Com ela, conseguimos romper as barreiras geográficas e nos conectar com pessoas em diferentes partes do mundo.


Além do mais, a globalização permite que notícias, emergências e informações sejam disseminadas com mais agilidade. Resumidamente, um fato que pode acontecer na Alemanha, por exemplo, pessoas de outros continentes ficam sabendo na mesma hora.


Nesse sentido, é inegável que as redes sociais exercem um papel fundamental na vida social da população. O grande problema é quando não conseguimos realizar tarefas do dia a dia por conta do uso excessivo, ou seja, do vício.


De acordo com o relatório ‘’Digital In 2022: Brasil’’, da Hootsuite e We Are Social, os brasileiros gastam, em média, mais de 10 horas por dia na internet. Desse número, 3 horas e 41 minutos são utilizados nas redes sociais.


Outro dado importante é resultado de um levantamento da Comscore, que mostrou que o Brasil é o 3° país que mais consome redes sociais no mundo, sendo mais de 130 milhões de contas ativas, sendo 127,4 milhões usuários únicos.


O uso excessivo das redes sociais pode afetar a saúde mental de diferentes maneiras. Passamos a nos comparar, imaginando que a vida de todos é perfeita. Além disso, a necessidade de exibir a vida constantemente também é um fator que interfere negativamente.


Sinais de que as redes sociais estão atrapalhando sua rotina


É fato: os celulares são praticamente uma extensão do nosso corpo. Não conseguimos sair sem e, quando saímos, parece que está faltando algo. Por isso, nem sempre temos a consciência de que existe um problema.


Ficar atento aos sinais é o primeiro passo para perceber que as redes sociais estão te atrapalhando. Confira os principais:


1. Você checa as redes sociais antes de dormir e acorda em seguida


O ciclo é sempre o mesmo: você vai para a cama, mesmo com sono, não para de mexer no celular. Fechar os olhos antes de dar uma última conferida está fora de cogitação. No entanto, assim que você dá uma última olhadinha, o sono já se foi!


No dia seguinte, você acorda e a primeira coisa que faz é pegar o celular e abrir as redes sociais. Ou seja, o dia nem começou e você já se sente cansado.


2. Você não consegue se concentrar


Você foca toda a sua energia nas redes sociais a ponto de não conseguir prestar atenção no que está acontecendo ao redor. Não viu que o sinal abriu, a fila andou ou que o elevador parou no seu andar. Além disso, tem dificuldades de se concentrar em tarefas simples, como ler um livro, por exemplo.


Mesmo no trabalho, faz pequenas pausas para olhar as redes sociais e demora para retomar o foco.


3. Você se compara o tempo todo


Sua vida, seu corpo, sua conta bancária… tudo é motivo de comparação. Nós temos o hábito de achar que a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa, não é? Mas não, ninguém tem a vida perfeita.


Você passa a conviver com um sentimento de que está ficando para trás, de sempre estar faltando algo. Com isso, tem que lidar com cobranças, frustrações e ansiedade.


4. Você se sente deslocado quando não está conectado


Você não consegue ficar horas desconectado ou não lida bem com a ideia de ficar longe das redes sociais. Quando isso acontece, você sente que está por fora de tudo que vem acontecendo no mundo. É consumido por ansiedade e até sentimentos de raiva.


5 dicas para usar as redes sociais de maneira saudável


Este artigo não foi escrito com o objetivo de eliminar as redes sociais da sua vida, afinal, se você gosta de consumir conteúdos, isso pode ser feito de maneira equilibrada.


O importante é fazer o uso consciente, saudável e equilibrado para evitar os efeitos nocivos à saúde mental.


1. Reveja a lista de pessoas que você segue


Embora pareça algo bobo, fazer uma limpa nas pessoas que podem despertar algum gatilho é uma ótima saída para evitar comparações.


É fundamental ter nas suas redes sociais apenas pessoas ou páginas que afetem a sua saúde mental, bem como não geram sentimentos negativos.


2. Deixe o celular fora de alcance em alguns momentos


Se você é daquelas pessoas que não tiram o celular das mãos, que tal definir momentos do dia para checar as suas redes sociais? Durante a pausa do trabalho ou no almoço, por exemplo, você pode tirar um tempo para olhar as últimas atualizações.


3. Estabeleça uma meta de uso


Outra dica para criar uma relação mais saudável com as redes sociais é estabelecer uma meta de uso.


Em outras palavras, é interessante definir um tempo limite para utilizar as redes sociais todos os dias. Hoje em dia, alguns smartphones oferecem essa possibilidade de conferir um relatório semanal de uso, o que ajuda bastante.


4. Lembre-se da beleza da vida real


Por mais que as redes sociais nos aproximem das pessoas e encurtam a distância entre elas, nada substitui a vida real e o contato humano.


Tenha em mente sempre de como a vida pode ser boa sem o celular. Assista a um filme, vá a um restaurante, conheça gente nova e usufrua destes momentos. A vida é o agora. Lembre-se disso!


5. Elimine a necessidade da exposição exagerada


Nós sabemos que hoje em dia se não postarmos, significa que não estamos vivendo. Mas não é bem assim.


Tente não criar o hábito de ter que explicar tudo que faz, quando faz e como faz. Experimente não publicar nada durante uma semana. Essa é uma forma de reduzir o uso e, por consequência, a necessidade de aprovação.


E se você está enfrentando dificuldades para usar as redes sociais - ou seja, se elas estiverem impactando a sua saúde mental -, não hesite em procurar ajuda. E você pode dar o primeiro passo com a Lapidando Mentes!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page