top of page

Medo de perder alguém e ciúme: como lidar



O medo de perder alguém é uma preocupação muito comum. Construir relacionamentos geralmente não é fácil. Além de vivenciar múltiplos momentos de medo, dor, alegria, realização, tristeza e felicidade, é preciso fazer sacrifícios. Esta é uma montanha-russa de emoções infinitas.


O período de convivência, somado ao sentimento de amor e carinho, pode causar medo e ciúme de perder entes queridos. Os dois podem parecer semelhantes, mas cada um tem uma motivação.


Uma pessoa que tem ciúme e medo de perder acha difícil ter bons relacionamentos. Os laços emocionais costumam ser superficiais ou turbulentos, atingindo seu ápice no final do relacionamento.


Por que sentimos ciúmes?


O ciúme é uma manifestação da insegurança de quem tem medo de perder seus entes queridos. Uma pessoa ciumenta geralmente tem alguns sentimentos e pensamentos que a fazem acreditar que a pessoa que ama pode ser "roubada" por outra pessoa.


O ciúme é acompanhado por uma série de emoções - raiva, ressentimento, medo, repulsa, desamparo e desespero - e desencadeia várias reações.


Por exemplo, pessoas com ciúmes podem tentar controlar a vida de seus cônjuges, ficar com raiva e constantemente acusá-los de serem infiéis, ser agressivos com os chamados "concorrentes românticos", punir parceiros que têm "motivos" para ter ciúmes e exigir que eles mostrem amor e parceiros lealdade.


Mesmo que seja motivado pelo medo de perder quem você ama, todas essas atitudes podem enfraquecer o relacionamento. Uma pessoa ciumenta geralmente não percebe que está agindo de forma dominante ou repressiva.


Com isso, se a pessoa ciumenta eventualmente tenta alienar seu cônjuge por causa do comportamento dele, ele não entende por quê. Em sua opinião, ela está apenas fazendo algo necessário para manter seus entes queridos por perto.


Por que temos medo de perder alguém?


Não é bom perder alguém que você ama, seja seu parceiro, família ou amigos. É doloroso estar longe da pessoa que amamos. Muitos sofrem somente pensar nessa possibilidade.


As pessoas têm medo de perder seus entes queridos por vários motivos. Nem tudo está relacionado ao ciúme. Medo do futuro, falta de autoestima, insegurança consigo mesmo e / ou com o cônjuge, desejo de evitar a dor ou apenas medo de perder uma pessoa tão amável e agradável.


Perder um ente querido pode provocar medos que foram acalentados ao longo dos anos, como "Não sou uma pessoa engraçada", "Não consigo fazer as pessoas gostarem de mim" e "Estou destinado a ficar sozinho".


Então, antes da separação, as pessoas começam a se preocupar. Caindo em “realmente?” Em “e se ...?”, não aproveitando o presente. Suas preocupações costumam fazer com que se concentrem em questões sem importância, o que faz com que a outra pessoa se sinta aborrecida e magoada.


Dessa forma, a outra parte sente que o relacionamento está prestes a terminar. Outra situação muito comum e prejudicial à saúde mental é a dependência emocional causada pelo medo de perder um ente querido. Para que o outro fique, as pessoas se sujeitam a humilhações e restrições de suas vontades.


Até quando o ciúme é aceitável no relacionamento?


O ciúme é visto por muitos como uma forma de "estimular" um relacionamento ou mostrar preocupação. O ciúme é a prova de que o cônjuge se preocupa com o outro e deseja cuidar um do outro. Para se sentirem amadas, essas pessoas zombam de seu parceiro e tentam obter dele reações diferentes.


Essas opiniões podem parecer ingênuas, mas não são nada boas. É normal sentir ciúme de vez em quando, especialmente quando a pessoa amada parece se dar bem com outras pessoas. No entanto, expressões constantes de ciúme e provocações prejudicam esse relacionamento.


O ciúme pode evoluir para tentar limitar a liberdade dos parceiros. Além de sempre se preocupar em encontrar outras pessoas, o ciumento também controla para onde vai e com quem interage.


Por exemplo, se um novo profissional começa a trabalhar em seu departamento, o ciumento já fica pensativo. Você pode ser um competidor pelo amor do seu parceiro? Como o ciúme nasce de uma insegurança, não é bom alimentá-lo.


Como lidar com o medo de perder alguém?


O medo de perder alguém está relacionado a você, não à outra pessoa. Seus relacionamentos anteriores, crenças sobre o amor e experiências negativas afetam seu relacionamento.


Por isso, preparamos 3 dicas para você lidar com o medo de perder alguém. Acompanhe!


1. Converse com o parceiro


Quando se sentirem inseguros quanto aos sentimentos um do outro, o casal deve falar francamente um com o outro. Durante a conversa, é importante expressar seu desejo de estender o namoro ou casamento.


Se um dos cônjuges tem dúvidas sobre como se sente, mas ainda quer dar ao relacionamento uma segunda chance, ambos os cônjuges podem trabalhar duro para isso. Na verdade, a terapia de casais pode ajudar os casais a viver em harmonia e a reviver suas paixões.


2. Faça terapia


A terapia pode ajudá-lo a entender por que você tem tanto medo de perder um ente querido. Até certo ponto, esse medo é compreensível. Quando amamos alguém, não queremos viver sem essa pessoa. No entanto, não podemos permitir que esse medo domine nossas emoções.


Uma vez que você identifica a origem desse medo na terapia, com orientação de um profissional, é possível encontrar formas de lidar com o temor e entender como ele afeta a sua autoestima. Assim, fica mais fácil fortalecer sua autoconfiança.


3. Peça para o seu parceiro fazer terapia


Casais com problemas de relacionamento podem encontrar soluções efetivas na terapia de casal. A falta de comunicação, o ciúme, a sensação de distanciamento, a indiferença e a carência excessiva podem ser tratados com o auxílio de um bom profissional.


Para que isso aconteça, ambas as partes precisam estar de acordo a respeito do tratamento psicológico. Como temas íntimos serão discutidos na terapia, o casal precisa estar confortável. É normal ter um pouco de insegurança no começo. Falar sobre emoções, expectativas e momentos privados não é fácil para todas as pessoas.


Se você estiver procurando terapia de casal ou individual, entre em contato com a equipe da Lapidando Mentes e agende a sua consulta!


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page