top of page
  • LM

Como ter um relacionamento saudável?



Manter um relacionamento harmonioso e duradouro pode ser uma fonte de felicidade.


Defendendo essa visão está Nyomi Graef, estudante de mestrado em promoção da saúde na Curtin University, na Austrália. Para ampliar a proposta, Nyoni descreve 10 passos para manter um relacionamento saudável e feliz por muitos anos.


Segundo ela, para a maioria das pessoas, ter um relacionamento feliz e duradouro, seja casado ou não, é uma das maiores alegrias e desejos da vida.


A maioria de nós provavelmente quer ser amado, desejado, desejado, feliz, saudável, rico, bem-sucedido e seguro - de acordo com o The Australian.


Ainda assim, os especialistas reconhecem que esses fatores não dependem apenas da sorte. Segundo Nyomi, como qualquer conquista, existem algumas coisas que podem ajudar um relacionamento a dar certo e outras que podem atrapalhar.


Coloque tempo, energia e amor em um relacionamento longo e feliz e observe-o se fortalecer com o tempo. Então você terá um melhor amigo, um amante e um parceiro - diz ela.


10 passos para ter um relacionamento saudável


Confira a seguir os 10 passos mencionados por Nyomi Graef para ter uma relação saudável.


1. Tenham os mesmos valores pessoais


Se um parceiro espera um relacionamento monogâmico e o outro deseja um relacionamento aberto - e não está disposto a se comprometer - o relacionamento funcionará a longo prazo?


Quando se trata de questões como saúde, hábitos financeiros e paternidade, é preciso haver um terreno comum ou pelo menos um dos parceiros aceitando as perspectivas conflitantes do outro.


Caso contrário, o ressentimento pode se transformar em brigas ou raiva sem fim. Ou o casal pode evitar falar sobre isso, e esse relacionamento está condenado.


2. Mantenha a chama acesa


Os relacionamentos, como sabemos, passam por diferentes fases - namoro, primeiro amor, lua de mel... Então você tem que manter sua química para evitar que a companhia um do outro se torne entediante.


As coisas que podemos fazer não precisam ser caras para serem agradáveis. Bebendo em belos parques, saindo juntos em clubes, aconchegar-se vendo um pôr do sol - qualquer coisa que funcione para ambos manterem a chama acesa.


Além disso, continue rindo. Casais que compartilham um senso de humor comum e costumam rir juntos têm maior probabilidade de permanecer em um relacionamento de longo prazo.


3. Faça seu parceiro se sentir importante

Se um parceiro se sentisse em segundo (ou terceiro...) melhor opção para seu parceiro em comparação com um pai ou amigo... eles diriam "eu te amo tanto"? Somos sensíveis e podemos julgar se alguém nos ama ou nos ama menos do que gostaríamos.


Seja caloroso - não frio e distante. Se seu parceiro quer carinho, ofereça-o com frequência e faça-o com amor. Diga "eu te amo" com frequência. Esteja lá para ele quando ele precisar.


4. Lembre-se que pequenas coisas significam muito


Todos nós sabemos que pequenas coisas podem se tornar grandes com o tempo. Se deixar roupa suja no chão do banheiro todos os dias irrita seu parceiro, pare de fazê-lo. Não importa o quanto a atitude o incomode, tente encontrar um equilíbrio para que o excesso não se torne um amortecedor para a outra pessoa.


Um simples abraço ou um "eu te amo" todas as noites antes de dormir. Ou diga "sinto muito" afetuosamente durante uma discussão. São as pequenas coisas como essas que podem fazer a diferença entre ressentimento duradouro ou paz e felicidade em um relacionamento.


5. Tenham vida social e interesses mútuos


Para que um relacionamento seja feliz, é claro que os casais precisam fazer coisas bonitas juntos regularmente. Você não precisa subestimar sua individualidade completamente, mas pelo menos sem interesses compartilhados, há algum sentido em um relacionamento? Vale a pena continuar?


No entanto, ter um interesse fora do relacionamento é crucial. Ter apenas seu parceiro para passar um tempo de qualidade é confiar sua felicidade a ele ou ela, o que não é bom.


6. Agrade o outro


Pequenos presentes como cartas, flores, algo que diga "eu te amo". Se doe sinceramente durante todos os estágios de um relacionamento — não apenas durante o namoro. Mas não exagere - não há necessidade de matar a pessoa de amor ou ter dívidas.


7. Não jogue sujo em uma briga


Discussões prolongadas e desagradáveis são uma maneira eficaz de prejudicar um relacionamento. Lute sem machucar seu parceiro fisicamente ou emocionalmente. Se você não se sentir bem, diga "desculpe" imediatamente, não espere alguns dias ou não diga nada.


8. Trate o parceiro com respeito


Bondade, consideração e dignidade são essenciais para manter um relacionamento feliz. Comentários desagradáveis, palavrões e críticas podem arruinar um relacionamento. Ninguém gosta de ser rebaixado. Se você não gosta do que a outra pessoa está fazendo, encontre maneiras de expressar seus sentimentos sem ferir a autoestima da outra pessoa.


9. Dê apoio


O apoio pode ser emocional, físico, espiritual... tente encorajar a outra pessoa com palavras e ações para mostrar o quanto você se importa. Se ele joga ou pratica algum esporte, fique de olho em seu parceiro. Cuide dos outros quando estiverem doentes. Quando seu parceiro estiver chateado, ouça com atenção.


10. Aprecie o parceiro


Dizem que o principal motivo pelo qual muitos casamentos terminam é que pelo menos um dos parceiros não se sente valorizado no relacionamento. Faça-o sentir especial e valorizado como pessoa no mundo.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page