top of page
  • LM

Índice de empregabilidade: o que é essa ferramenta?



O índice de empregabilidade é uma ferramenta ainda pouco utilizada no mundo dos negócios. Tem grande potencial para modernizar as relações industriais. Ter acesso a esse recurso hoje certamente é uma forma de sair na frente da concorrência pelas melhores vagas.


Por meio do índice, os profissionais podem entender sua empregabilidade ao longo de suas carreiras. Além das empresas, o índice de empregabilidade também é totalmente aplicável ao processo de recrutamento.


Ficou interessado em saber mais sobre o índice de empregabilidade? Acompanhe todas as informações sobre esta ferramenta, seu funcionamento, vantagens e aplicações neste artigo:


Como funciona o índice de empregabilidade?


Dentro de um mesmo segmento de atividade, diversos indicadores relacionados às ocupações profissionais são agregados em um único índice. Nesse processo, são considerados os seguintes fatores:

  • formação acadêmica;

  • área de atuação;

  • aceite do perfil;

  • rede de relacionamentos.

Uma vez indexado um grande número de profissionais de uma mesma área, é possível fazer comparações. Com isso, qualquer profissional tem a possibilidade de analisar comparativamente qual sua posição em termos de empregabilidade dentro de sua carreira.


Como conquistar boas vagas com o índice de empregabilidade?


Conhecer sua "empregabilidade" pode abrir múltiplas possibilidades para redefinir sua carreira. Isso porque muitas pessoas que buscam alternativas no mercado de trabalho têm dificuldade em saber a natureza dos problemas em seus perfis na hora de buscar oportunidades de trabalho.


Isso vale até mesmo para profissionais que se autoavaliam como tendo boa qualificação e experiência. Podemos explicar essa situação pelo fato de que a forma como avaliamos nossa própria imagem profissional não condiz com o que o mercado realmente pensa ser a "imagem ideal".


Normalmente, os profissionais com alta classificação no índice de empregabilidade fornecem uma medida precisa do que o mercado percebe como favorável para a carreira. Essa percepção mudou de parâmetros ao longo dos anos, e é difícil ver essas mudanças quando não agimos por um tempo.


Os profissionais têm a possibilidade de facilitar as mudanças necessárias ao analisar seu currículo, aumentando, assim, as chances de conquistar aquela vaga tão desejada.

Quais as outras aplicações do índice de empregabilidade?


Além de o profissional poder verificar sua atratividade profissional em determinado segmento, o índice de empregabilidade também se aplica às empresas.


Um exemplo disso são alguns processos de contratação. O índice de empregabilidade é utilizado pelas áreas de RH para agregar um determinado número de profissionais com perfis condizentes com as vagas.


No ambiente de trabalho cada vez mais competitivo, não podemos abrir mão das vantagens estratégicas representadas pelo índice de emprego. É uma ferramenta que pode apontar para qualquer profissional quais são os pontos-chave para o sucesso de sua formação. O que o diferencia em relação aos seus colegas de profissão?


Gostou do conteúdo ou tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page