top of page
  • LM

Metas para 2023: como traçá-las com efetividade



Nesta época do ano, já estamos pensando nas nossas metas para 2023. Agora, muitos de nós desejamos ter a lâmpada de Aladim. Mesmo tendo três desejos é uma grande coisa, certo? Na vida real, no entanto, não há solução mágica e alcançar seus objetivos exige muito trabalho e disciplina. E não só isso: precisamos saber exatamente o que queremos ou precisamos.


A ideia desse post é te ajudar a pensar em metas alcançáveis para o próximo ano e ver o que você precisa ter em mente para chegar ao topo em 2023 com satisfação!


Antes de mais nada...


Vamos passo a passo. Antes de podermos implementar nossos desejos, precisamos defini-los. Para fazer isso, temos que ser muito claros sobre o que queremos.


Isso parece fácil, mas nem sempre é o caso. Frases genéricas como "quero ser rico" muitas vezes têm uma falsa ressonância dentro de nós, seja porque achamos que não valemos a pena ou porque não achamos que seja possível.


Então, para traçar suas metas para 2023, comece pensando nas suas necessidades. Reflita se seus pensamentos são algo que realmente precisa ou só quer porque está na moda. Ou, ainda, há alguém que te impõe de forma direta ou indireta essa vontade.


Essa reflexão é importante porque a fonte do desejo é a necessidade humana. De acordo com o especialista em Gestão de Pessoas Jeferson Cappellari, para nos sentirmos satisfeitos, temos de nutrir algumas necessidades. São elas:

  • Segurança;

  • Sentido;

  • Sobrevivência;

  • Autonomia;

  • Pertencimento;

  • Transcendência;

  • Recreação;

  • Autoestima;

  • Relacionamentos;

  • Entendimento;

  • Amor.

Quando uma dessas necessidades é cultivada, a satisfação se seguirá. Por outro lado, não atender a nenhum deles pode gerar diversos sentimentos, inclusive a depressão.


Vejamos as necessidades por trás do desejo de ir à praia. Por exemplo, podemos identificar necessidades de entretenimento e pertencimento, pois a pessoa quer ir com a família ou um grupo de amigos.


Nesse sentido, pode não ser uma praia específica que seja necessária, mas uma conexão com seus relacionamentos e diversão.


Como construir metas alcançáveis?


O cumprimento bem-sucedido das metas de 2023 começa com a consideração do que precisa ser cultivado. Por exemplo:


Que satisfação você busca ao desejar uma viagem a Paris?

Ou comprar um carro?

Adquirir a casa própria?

Viajar para a praia?


Cada uma delas tem uma necessidade por trás, lembra?


A viagem para Paris pode ser a necessidade de recreação.

Comprar um carro garante autonomia.

Adquirir a casa própria, segurança. E assim por diante.


Quando tudo estiver claro, é hora de planejar. Um desejo tem um custo financeiro e/ou um compromisso pessoal.


Portanto, para cada desejo, é aconselhável fazer uma planilha de custos e prazos. Desta forma, a possibilidade de realização pode ser vista se está próximo ou muito distante da sua realidade.


Não desanime se parecer distante! Talvez você só precise de mais tempo. Quem sabe, ao invés de estar na meta de 2023, esteja na lista de 2024? Até lá, crie um porta-retrato com fotos e frases para manter ao seu alcance.


Quando atingir seu objetivo, substitua a imagem no quadro por uma foto sua atingindo esse objetivo. Isso mostrará que os sonhos são possíveis. Então vai para o próximo.


Metas que valem mais que dinheiro


Quando as metas de 2023 dependem mais do nosso caráter do que dos recursos financeiros? Muitos deles fazem parte desse grupo.


Um desejo muito comum: emagrecer. Querer perder peso pode ser para satisfazer a autoestima ou as necessidades de sobrevivência - neste caso, está relacionado à saúde.


Outro objetivo para muitos é passar em um concurso. Por trás disso pode estar a necessidade de autonomia.


Em ambos os casos, nossa vontade é mais necessária do que nossos recursos financeiros. Então se você não tem dinheiro, mesmo com todo dinheiro do mundo, você não consegue emagrecer.


Assim como não adianta pagar os melhores professores particulares se não estudar para o concurso.


Treine a sua mente


No exemplo de perda de peso, sinta como você se sente ao dizer a palavra. Parece pesado, impossível, te dá uma ideia que você nunca vai ter? Essa percepção geralmente é sobre o que você precisa ou não fazer.


Então, tente dividir esse desejo em etapas menores. Faça isso listando pequenas metas possíveis:

  • Comer devagar permite que o cérebro perceba quando está satisfeito;

  • Respirar de forma calma e tranquila ao sentar-se para comer;

  • Arrumar seu prato com carinho;

  • Observar os alimentos.

Assim, com o tempo, você começará a avaliar o que é realmente saudável.


Por fim, faça Pontos Positivos, um exercício de ginástica mental que consiste em massagear logo acima das sobrancelhas. Isso ativa os lobos pré-frontais de seu cérebro, ajudando a trazer sua mente para o aqui e agora e tornar-se mais consciente de suas ações.


Cuidado com a ansiedade


Uma dica importante é estar atento à ansiedade, pois ela pode atrapalhar a realização dos desejos e deixar a mente mais voltada para o futuro do que para o presente.


Então, para superar esse sentimento, faça uma lista de suas metas para 2023 e marque-as quando alcançá-las.


Outra sugestão é garantir que suas necessidades sejam atendidas/nutridas. Nesse caso, comemore cada conclusão/gratificação. Isso mostra o que você alcançou - e o que está faltando para chegar ao ponto desejado.


Não se surpreenda se achar a jornada mais interessante e empolgante do que o final. Isso geralmente é o que acontece. Mais importante ainda, você não precisa reduzir seus sonhos e aspirações. Simplesmente avalie as necessidades por trás de cada necessidade e perceba a satisfação que vem ao atendê-las.


Grandes metas para 2023! Feliz Ano Novo!


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page