top of page
  • LM

Quais são os benefícios do yoga para a saúde?



Yoga é uma prática desenvolvida para trabalhar a mente e o corpo de forma interligada. A prática auxilia no controle do estresse, ansiedade, dores físicas e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover sensação de bem-estar e disponibilidade, podendo ser praticada por homens, mulheres e crianças de todas as idades.


Para colher todos os benefícios do yoga, é importante praticá-lo sob a orientação de um professor qualificado e fazê-lo regularmente.


Além do mais, é importante realizar a postura em uníssono com a respiração, que deve ser profunda e consciente. Dessa forma, torna-se possível que a pessoa adquira maior consciência corporal e passe a ter maior controle sobre a mente, que afeta o corpo para que todo o organismo funcione de forma harmoniosa e equilibrada.


7 benefícios de praticar yoga


Alguns dos principais benefícios que o yoga pode proporcionar:


Diminui o estresse e a ansiedade


A meditação no yoga proporciona equilíbrio, concentrando-se no momento presente e libertando a mente de problemas passados ou futuros, o que proporciona equilíbrio emocional, paz interior, bem-estar e equilíbrio espiritual nas situações do dia a dia.


Além disso, o fato de o controle da respiração estar comprometido em todas as práticas de yoga pode promover uma maior sensação de relaxamento, que pode ser acompanhada de confiança, otimismo, foco, redução da inquietação e melhora nos relacionamentos.


Promove condicionamento físico


Os exercícios, técnicas e poses dessa atividade podem desenvolver mais ou menos resistência e força muscular, dependendo do estilo e da forma como a ioga é praticada.


Isso ajuda a melhorar o desempenho do corpo durante a atividade física e tarefas do dia a dia, aumenta a massa corporal magra e mantém a forma com músculos mais definidos e tonificados.


Alivia dores corporais


Através do yoga, a pessoa fica mais consciente do seu corpo, o que significa que tem uma melhor consciência da postura, do andar, do sentar e dos sinais de tensão muscular. Dessa forma, é possível corrigir alterações, como contraturas, para que qualquer alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar danos à coluna e articulações do corpo.


Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, como aqueles associados à escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares.


Controla a pressão e os batimentos cardíacos


O yoga melhora o condicionamento cardiorrespiratório, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação, os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino e controlar os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina.


A capacidade respiratória também melhora devido aos exercícios de expansão pulmonar e controle da respiração. Assim, o yoga melhora o condicionamento físico, mas difere dos exercícios físicos tradicionais, como musculação ou esportes.


Melhora o sono


Além de trazer relaxamento e tranquilidade, para promover uma boa noite de sono, a yoga aumenta a produção de melatonina, o hormônio que regula os ciclos do sono, proporcionando mais qualidade e profundidade.


Ter um corpo mais relaxado também permite que você descanse melhor à noite, o que proporciona mais energia e disposição para o dia seguinte.


Melhora o desempenho sexual


O desempenho sexual também pode ser melhorado com a yoga, pois os casais ficam mais sensíveis durante a intimidade devido a uma maior capacidade de relaxar e aceitar o parceiro com mais facilidade.


Além disso, controlando o foco e aliviando a ansiedade, problemas como dificuldade em atingir o orgasmo, disfunção erétil e ejaculação precoce podem ser gerenciados.


Facilita o emagrecimento


A perda de peso pode ser considerada uma consequência de todos os outros benefícios do yoga, pois quando a ansiedade e o estresse são melhor administrados, por exemplo, a vontade de comer alimentos ricos em açúcar também pode ser reduzida.


Os idosos podem praticar?


Os idosos podem se beneficiar muito dessa atividade, pois fortalece os músculos, alivia dores no corpo e melhora o equilíbrio, a flexibilidade e o foco. O controle do estresse, dos batimentos cardíacos e da respiração também são benefícios do yoga, que podem levar a uma melhor qualidade de vida e bem-estar aos idosos, além de ajudar no controle de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto.


É importante lembrar que os exercícios realizados nesta atividade devem ser adaptados às condições e necessidades de cada indivíduo para que a prática seja realizada de forma natural e de acordo com os benefícios que a pessoa busca, evitando assim sensações de lesão, entorse ou frustração.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page