top of page
  • LM

Telepsicologia: conheça os benefícios da terapia online



A telepsicologia tornou-se uma realidade em nosso país. Com os avanços tecnológicos, o atendimento psicológico online vem ganhando cada vez mais espaço e ajudando a ampliar o acesso à saúde mental em todo o Brasil.


Em dezembro de 2019, o Departamento de Informática do SUS (Datasus) divulgou dados sobre o número de psicólogos e psiquiatras nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e nas redes pública e privada do país. Os números são impressionantes:

  • 300 cidades não têm psicólogos;

  • quase 3 mil cidades não têm psiquiatras;

  • são cerca de 4,1 psicólogos e 1,1 psiquiatra para cada 10 mil habitantes.

A boa notícia é que a regulamentação da telepsicologia ajudou a mudar isso, já que não há barreiras geográficas para buscar ajuda online. Para entender melhor como funciona e suas vantagens, leia este artigo até o final!


O que é e como funciona e telepsicologia?


Em 2018, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Resolução CFP nº 11/20118 sobre atendimento psicológico online e outros serviços prestados por meio de tecnologia telemática. Com isso, a partir de então, os psicólogos poderiam oferecer consultas ou atendimentos psicológicos online.


Assim, a telepsicologia nada mais é do que o atendimento de um psicólogo realizado remotamente (ou seja, online). Os encontros podem ser semanais ou com frequência especificada pelo profissional e geralmente duram em torno de 50 minutos.


Tudo acontece da mesma forma que uma sessão presencial, a única diferença é que o paciente e o psicólogo não estão no mesmo ambiente físico. Basta ter um computador ou celular e uma boa conexão com a internet.


Quais são os benefícios da telepsicologia?


Existem muitos benefícios do atendimento psicoterapêutico online, e você pode analisar cada um deles com mais detalhes abaixo:


Não limitação geográfica


Um dos pontos fortes da terapia online é que ela facilita o aconselhamento para pessoas que moram em lugares onde a psicoterapia não está disponível. Essa é uma triste realidade para muitos que vivem no interior, no meio rural e em outras localidades distantes dos centros urbanos do Brasil, um país de vastas dimensões e altos índices de desigualdade social.


Além disso, a telepsicologia também é muito indicada para brasileiros que moram em outros países e precisam de psicólogos que falam a sua língua materna. Dificuldades e desafios não faltam para quem mora longe de familiares e amigos, por isso o acesso ao atendimento remoto é fundamental para se manter atualizado em saúde mental.


Mais acessibilidade para quem possui algum tipo de limitação


A terapia online também é uma boa opção para pessoas com deficiências físicas ou problemas de saúde cujas limitações dificultam o deslocamento. Como as sessões geralmente são realizadas semanalmente ou quinzenalmente, as sessões presenciais podem ser um obstáculo para pessoas com mobilidade limitada.


Além do mais, pessoas com doenças mentais, como transtorno do pânico e agorafobia, também têm mais dificuldade para sair de casa. Desta forma, a telepsicologia torna-se uma opção mais conveniente, pelo menos no início do tratamento. Portanto, é uma alternativa útil e eficaz para muitas pessoas.


Muito mais conveniente


Muitas vezes é mais fácil consultar um psicólogo online devido a uma série de fatores. Primeiro, por exemplo, é possível que os profissionais cobrem taxas mais baixas porque não há taxas de escritório. Vale ressaltar também que os pacientes não precisam pagar para comparecer a uma sessão presencial, o que pode fazer uma grande diferença no final do mês.


É também um modo de consulta mais cómodo, afinal as sessões podem ser marcadas à hora mais conveniente, independentemente do tempo necessário para se deslocar ao escritório.


Onde encontrar um psicólogo online?


Encontrar um psicólogo com quem você se identifique e que esteja disposto a se abrir sobre suas questões pessoais nem sempre é uma tarefa fácil. Tenha em mente que você pode precisar conversar com algumas pessoas antes de decidir sobre o melhor ajuste para suas necessidades.


Uma forma muito eficaz de encontrar psicólogos, além de indicações de amigos e parentes, é por meio de plataformas que conectam bancos de profissionais com pacientes. A Lapidando Mentes atua exatamente neste processo!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page